Saiba mais sobre a coluna
Dor Lombada Aguda

O aparecimento de dor aguda e repentina nas costas está geralmente associado à ruptura das fibras anulares do disco intervertebral , como em uma hérnia de disco ou ao estiramento de estruturas musculares ou ligamentares da coluna vertebral, podendo haver ou não compressão dos nervos que se originam na coluna vertebral, ocasionando a conhecida Ciática.

.

Um trauma severo (quedas, elevar um peso de forma inadequado) ou diversos pequenos traumas (posições viciosas, má postura, obesidade) na coluna podem lesar as estruturas do disco intervertebral, levando ao aparecimento da hérnia de disco.

A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas.

Se a lesão do disco intervertebral ou das estruturas musculares e ligamentares da coluna for muito severa, o repouso no leito com as pernas apoiadas sobre um banco é indicado para aliviar a dor e o desconforto. Pesquisas científicas sobre o tema, provaram que muito repouso é mais prejudicial que benéfico. O paciente deve fazer repouso intercalado com movimentos leves e fisioterapia.

Exercícios de respiração abdominal e o uso de bolsa térmica (calor) no local da dor aliviam os sintomas.

O paciente deve evitar movimentos que piorem a dor, mas, na medida do possível, deve fazer pequenas caminhadas, que devem ser aumentadas com a melhora dos sintomas.

A posição sentada é a mais desconfortável, pois causa mais dor (aumenta a pressão sobre a coluna lombar). Se o paciente tem hérnia de disco, é nessa posição que há mais compressão do disco intervertebral.

.

A mudança freqüente de posturas, tais como deitada com pernas apoiadas num banco, deitada de lado, sentada com apoio lombar e caminhadas, é importante para melhorar a dor e manter o condicionamento físico.

Dicas em caso de dor lombar aguda:
- A prática de repouso intercalado com movimentos adequados melhoram a dor e evitam o descondicionamento físico.
- Evite fazer movimentos que piorem a dor (erguer objetos, inclinar a coluna).
- Evite carregar peso, empurrar carrinhos, abrir e fechar portas pesadas ou qualquer atividade que exija força nos braços e no tronco.
- Faça caminhadas curtas em terreno plano. Evite subir e descer ladeiras ou escadas.
- O uso de medicamento deve ser feito somente com prescrição médica (geralmente analgésicos e antiinflamatórios são suficientes).
- Faça fisioterapia tanto na fase aguda (para alívio dos sintomas) como na fase de recuperação (para fortalecimento e condicionamento)
- Se a dor persistir ou for freqüente ou ainda ocorrer dor nos membros inferiores não deixe de procurar seu médico ortopedista.

 

Home | Dr. Fernando | Coluna | Tratamentos | Dicas | Links | Fotos de convenções | Textos | Contato
© 2017 Dr.Fernando Gritsch Sanchis