Dicas importantes
DOR NAS COSTAS
TRATAMENTOS NÃO CIRÚRGICOS

Sintomas de dor nas costas atingem mais de 80% das pessoas em algum momento de suas vidas. Entretanto, apenas uma parcela muito pequena desses pacientes irá necessitar de algum tipo de cirurgia para a cura e/ou melhora de seu sofrimento, já que a maioria terá uma melhora significativa com as técnicas não invasivas. Abaixo seguem algumas das opções mais utilizadas para o tratamento dos problemas de coluna.

Medicações
Vários tipos de medicações podem ser utilizados no tratamento dos problemas da coluna. A escolha de qual ou quais as medicações são mais adequadas para cada caso depende do tipo de dor, da intensidade dos sintomas, dos efeitos colaterais, e das limitações ou contra-indicações para cada paciente.
Analgésicos - São os remédios específicos para controlar a dor. Via de regra, sua função não é curar o problema que causa a dor, mas apenas aliviar os sintomas dolorosos. A maioria dos tratamentos para dor na coluna utiliza pelo menos um analgésico, associado às outras medicações. 

Anti-Inflamatórios Não Esteróides (AINEs) - Funcionam para tratamento da dor e também da inflamação dos tecidos machucados. Tem um poder analgésico médio. Tomados em doses adequadas, costumam ser bem tolerados pelo corpo, mas seu uso excessivo ou crônico, sem controle, pode trazer vários problemas, desde gastrite ou úlcera até mesmo perda de função dos rins. 

Corticóides - São medicações com grande poder anti-inflamatório, porém com maior número de contra-indicações e de efeitos colaterais, principalmente se utilizadas por períodos longos. 

Relaxantes musculares - Funcionam reduzindo as contraturas da musculatura, que, quando não são a causa principal, pelo menos são um dos fatores envolvidos na dor. A maioria das medicações é segura, mas várias podem causar alguma sonolência. 

Estabilizadores nervosos - São medicamentos bastante específicos, utilizados principalmente quando a dor é originada por lesões nos nervos. Em sua maioria são medicações desenvolvidas originalmente para o tratamento de convulsões, tendo seu uso restrito a poucos casos. 

Anti-Depressivos - Alguns anti-depressivos são utilizados como medicações complementares no tratamento de dor crônica, tanto por seu efeito no humor, como também porque apresentam uma ação analgésica própria.

Fisioterapia

Fisioterapia é um dos tratamentos mais comuns para as dores nas costas. No caso das lombalgias agudas, a fisioterapia pode acelerar a recuperação e o retorno do paciente às atividades normais. Nos casos de dores crônicas, a fisioterapia tem função tanto no controle da dor como na manutenção e adequação da atividade física, que é vital para estes pacientes. Além disso, a fisioterapia tem um papel importantíssimo na reabilitação dos pacientes submetidos a cirurgia, orientando toda sua recuperação.

O tipo de tratamento mais adequado é prescrito pelo fisioterapeuta e/ou médico fisiatra, com base nos problemas e necessidades do paciente e nas informações prestadas pelo ortopedista.

Acupuntura
Nas últimas décadas, a acupuntura ganhou reconhecimento científico pela medicina ocidental e se transformou em uma modalidade de tratamento muito utilizada na prática diária.
A colocação das agulhas em pontos específicos faz com que o corpo produza e libere algumas substâncias naturais que ajudam a controlar a dor. Isso é especialmente útil em casos de dores originadas nos músculos e tendões, nas contraturas, e em vários tipos de dores crônicas. A colocação das agulhas pode ser associada a estimulação por calor ou eletricidade, para tornar o tratamento mais eficaz.
A acupuntura deve ser praticada por pessoas especializadas, com formação específica, geralmente anestesiologistas, fisiatras e fisioterapeutas.

Pilates

Pilates é um método de tonificação muscular, realinhamento postural e alongamento corporal que integra corpo e mente. As aulas de Pilates caracterizam-se pela utilização de acessórios, como bolas, tubos, rolos, discos e outros, bem como equipamentos especiais de mecanoterapia, que tem função de auxiliar o movimento estimulando, facilitando e desafiando a execução de forma ASSISTIDA e RESISTIDA.

RPG - Reeducação Postural Global
É um método fisioterapêutico que trata as desarmonias do corpo, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente. O método de RPG não visa apenas atender aos pacientes que estejam com dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.

Manipulação vertebral
A manipulação vertebral, ou quiropraxia, é uma técnica que visa conseguir alívio da dor e melhora da postura por manuseio das vértebras. Embora seja uma especialidade separada, pode ser definida como um tipo específico de fisioterapia. A manipulação tem-se mostrado útil para acelerar a melhora de quadros agudos e para tratar as crises que ocorrem nos quadros de dor crônica.

ATENÇÃO: Nunca inicie qualquer dos tratamentos acima por conta própria e sem um diagnóstico correto do seu caso. Muitas vezes, voce poderá atrasar o diagnóstico e comprometer o adequado tratamento de algo mais grave como hérnias de disco, discopatias, infecções e mesmo alguns tipos de tumores/câncer.

 

Home | Dr. Fernando | Coluna | Tratamentos | Dicas | Links | Fotos de convenções | Textos | Contato
© 2017 Dr.Fernando Gritsch Sanchis