Novidades
 
NUCLEOPLASTIA DA COLUNA VERTEBRAL, UM NOVO TRATAMENTO PARA AS DOENÇAS DA COLUNA

Estatísticas americanas revelam que cerca de 1,5 milhões de americanos são diagnosticados anualmente com hérnia de disco/protusões discais na coluna vertebral (também conhecida como “ciática”).
  Um novo e promissor tratamento chamado de Nucleoplastia de disco utiliza ondas de rádio para dissolver suavemente pequenas porções indesejáveis de tecido do disco e aliviar a pressão que pode causar dor na parte inferior e/ou superior das costas e na parte superior das pernas e/ou nos braços.

A nucleoplastia do disco intervertebral pode ser considerada uma modalidade de tratamento conservador, muito semelhante aos medicamentos para dor, injeções epidurais de esteróides (bloqueios/infiltrações) e fisioterapias. A nucleoplastia é um procedimento Minimamente invasivo muito semelhante ao receber uma vacina ou injeção de esteróides, do que uma operação tradicional de coluna. Na maioria dos casos, a nucleoplastia é a resposta para um alívio rápido e durador - mas sem os riscos de uma cirurgia tradicional.

Para entender como funciona um disco herniado, pense no pneu de uma bicicleta com uma saliência. Com certeza, a saliência tornará mais difícil o andar da bicicleta. Quando uma saliência ou "hérnia" surgir no invólucro de um disco devido a uma lesão ou ao processo normal de envelhecimento, o resultado será uma dor forte. Isso acontece porque o disco está envolto por raízes nervosas sensíveis na coluna. Se a saliência for grande o suficiente para roçar nessas raízes nervosas, a dor pode se irradiar por toda a parte inferior das costas e/ou pescoço e parte superior das pernas e/ou braços.

De modo muito semelhante ao pneu com uma saliência, que pode ser corrigido com a saída de um pouco de ar, um disco herniado pode ser tratado se for aliviada a pressão dentro do disco. Essa é a finalidade da descompressão da nucleoplastia de disco. O procedimento começa com um sedativo anestésico suave local (ou tópico). Com o paciente acordado, pequenas quantias de energia de ondas de rádio são liberadas no disco lesionado através de um dispositivo semelhante a um cateter que tem a espessura de uma agulha. A energia cria uma reação molecular que causa a dissolução de parte do tecido gelatinoso do interior do disco lesionado.


Com a diminuição da pressão no interior do disco, a hérnia se retrai, a irritação nas raízes dos nervos nas proximidades se reduz, ocasionando um alívio da dor. Normalmente, todo o procedimento de injeção de ondas de rádio da nucleoplastia dura de 5 a 10 minutos e o paciente estará pronto para sair da andando em cerca de uma hora.

Qual é a taxa de sucesso da Nucleoplastia? 

De acordo com estudos clínicos, os resultados são iguais àqueles das cirurgias de disco tradicionais - porém sem o trauma, período longo de recuperação, custo alto ou a maioria das complicações em potencial. Com base nesses estudos, aproximadamente quatro entre cinco pacientes de nucleoplastia obtiveram resultados satisfatórios com significativa redução na dor, ausência de uso de remédios narcóticos e retorno ao trabalho. 
Entretanto, a Nucleoplastia não está indicada para todos os tipos de hérnias de disco/protusões discais e/ou para todos os pacientes, devendo cada caso ser avaliado por um ortopedista especialista em coluna para que os melhores resultados sekjam alcançados.
 

 

Home | Dr. Fernando | Coluna | Tratamentos | Dicas | Links | Fotos de convenções | Textos | Contato
© 2017 Dr.Fernando Gritsch Sanchis