Tratamentos específicos

ACUPUNTURA PARA TRATAMENTO DE DORES NA COLUNA

A Acupuntura tem se mostrado uma ótima técnica para tratamento de dor nas costas, de diversas origens, afirma o Dr. Fernando Sanchis – Especialista em Coluna Vertebral.

A prática da acupuntura tem sua origem na medicina chinesa, sendo hoje fortemente difundida em todo o mundo, tendo a eficácia de sua utilização já sido reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, a acupuntura é não somente uma prática reconhecida e generalizada, como também é uma forma de tratamento que pode ser realizada na rede pública de saúde, através do SUS (Sistema Único de Saúde). Entre suas muitas vantagens em relação aos métodos da medicina ocidental ortodoxa, destaca-se os poucos efeitos colaterais nos pacientes, explica o Dr. Sanchis.

A acupuntura baseia-se no estudo da circulação de uma energia vital pelo corpo humano, chamada pelos chineses de qi. Segundo esse conhecimento tradicional, a circulação harmoniosa dessa energia garante o bom desempenho das funções vitais. Justamente, a técnica da acupuntura consiste em promover o fluxo adequado dessa energia, atuando sobre os pontos em que esta se encontra bloqueada em nosso corpo. Além deste equilíbrio interno, a medicina tradicional chinesa, que é a origem filosófica da acupuntura, preocupa-se em promover o equilíbrio do corpo com o ambiente que o rodeia, considerando que esta interação é fundamental para a saúde humana, em uma visão holística.

Ainda que a acupuntura não se baseie em postulados científicos convencionais, sua eficácia vem se confirmando na literatura médica tradicional mundial. E dentre os casos em que se tem observado melhores resultados, encontra-se o tratamento de dores crônicas, especialmente da coluna. Nestes casos a acupuntura tem sido muito recomendada, sobretudo para o tratamento dos sintomas de dor causados por lesões de disco e na coluna, proporcionando uma melhor qualidade de vida, ainda que nos casos mais severos ela não possa evitar a necessidade de um tratamento mais invasivo, como uma cirurgia, exemplifica o Dr. Fernando Sanchis.

 

Home | Dr. Fernando | Coluna | Tratamentos | Dicas | Links | Fotos de convenções | Textos | Contato
© 2017 Dr.Fernando Gritsch Sanchis