Tratamentos específicos

PILATES PARA TRATAMENTO DA COLUNA

A lombalgia, ou simplesmente dor nas costas é a doença crônica que mais afeta os brasileiros, acometendo um de cada três pessoas, segundo estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Esses quadros podem ter origem de diversas situações, como esforços repetitivos, excesso de peso corporal, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural e posição não ergonômica na casa e no trabalho, Explica O Dr. Fernando Sanchis – Ortopedista Especialista em Coluna Vertebral. O tratamento dessas dores é multidirecional: focando inicialmente no alívio da dor e posteriormente no reforço muscular para manutenção e prevenção de problemas. Dentro de um programa de tratamento está a retirada da causa direta da dor, a prática de exercícios para melhorar a força e o controle muscular, a reeducação postural e principalmente a ativação e fortalecimento dos músculos responsáveis pela estabilização da coluna vertebral.

O método Pilates foi criado por Joseph Humberts Pilates em 1920 que definiu sua técnica como a completa interação entre corpo, mente e espírito e segundo ele, “Estes exercícios são o que as pessoas vão querer e precisar no novo milênio”.

O Pilates é a fusão da abordagem terapêutica oriental e ocidental. Essas técnicas orientais visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade, objetivos somados aos das técnicas ocidentais, que tem ênfase na ativação do “centro de força”, musculatura responsável pela estabilização e controle da coluna, para realização dos exercícios com fluidez e perfeição, orienta o Dr. Sanchis.

Através dessa mistura, o tratamento é extremamente eficiente, apresentando baixo impacto, proteção das articulações, correção da postura e da respiração. Conscientizando o corpo do praticante sobre os diversos alinhamentos e encaixes, a coluna vertebral é colocada em prumo, corrigindo sobrecargas indevidas em outras regiões do corpo, assim aliviando dores e desconfortos. Além disso, o condicionamento físico é restabelecido, o que traz saúde de forma geral ao organismo.

Quando aplicado por profissionais habilitados e especializados, os objetivos do Pilates podem ser definidos de maneiras diferentes para cada pessoa, o que possibilita a diminuição da dor e a prevenção de futuros problemas, independente de idade ou aptidão física do praticante. Mas lembre-se, consulte seu médico regularmente ou em caso de dúvidas sobre seu real estado de saúde, salienta o Dr. Fernando Sanchis.

 

Home | Dr. Fernando | Coluna | Tratamentos | Dicas | Links | Fotos de convenções | Textos | Contato
© 2017 Dr.Fernando Gritsch Sanchis